__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"eb2ec":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"eb2ec":{"val":"var(--tcb-color-4)","hsl":{"h":206,"s":0.2727,"l":0.01,"a":1}}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"eb2ec":{"val":"rgb(57, 163, 209)","hsl":{"h":198,"s":0.62,"l":0.52,"a":1}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__

O intercâmbio cultural de melhor relação entre custo e benefício oferecido no mundo

  • INTERCÂMBIO NA ITÁLIA

  • INTERCÂMBIO NA ILHA DE MALTA

INTERCÂMBIO NA ILHA DE MALTA

Os cursos de italiano para brasileiros são oferecidos na Itália, como num sistema de intercâmbio para estudantes que desejem:

  • aprender italiano como uma segunda língua, do básico até a proficiência, e viver uma experiência cultural na Itália e na Europa
  • aprender italiano como uma segunda língua enquanto desenvolvem seu processo de reconhecimento da cidadania italiana
  • um curso de preparação para ingresso em uma universidade italiana oferecido em inglês
  • um curso de preparação para ingresso em uma universidade italiana oferecido em italiano
  • um curso de preparação para ingresso em uma escola de medicina na Itália oferecido em inglês (IMAT)
  • um curso de preparação para ingresso em uma escola de medicina na Itália oferecido em italiano

Existe uma enorme vantagem nos intercâmbios e programas de estudos oferecidos na Itália.

Enquanto estuda, é possível:

  • de obter o reconhecimento da cidadania italiana e ser cidadão europeu
  • manter um programa cultural pela Itália e pela Europa, o que reconhecidamente garante ao estudante a melhor relação entre custo e benefício, qualquer que seja seu interesse e tempo disponível para as atividades

O reconhecimento da cidadania italiana: - um gigantesco diferencial para os intercâmbios oferecidos na Itália

O reconhecimento da cidadania italiana é garantido aos brasileiros descendentes de cidadão italiano. O processo baseia-se em "jus sanguinus" (direito relacionado ao sangue) independentemente da cidadania conferida pelo país onde o interessado tenha nascido ("jus solis"). O processo de reconhecimento da cidadania italiana, contudo, pode levar algum tempo com o interessado residindo na Itália (processo administrativo), tempo esse que pode ser aproveitado com os cursos e atividades oferecidos pelo Portal Italiano. Um máximo aproveitamento do tempo e do investimento. Alternativamente, a cidadania pode ser
reconhecida pela via judicial. Informe-se sobre qual a melhor estratégia para suas necessidades e disponibilidades.

Aprender a língua italiana: do básico até a proficiência

A Itália representa uma marca muito expressiva na cultura brasileira e está impregnada nos mínimos hábitos e costumes dos brasileiros.

Conhecer bem o italiano como uma segunda língua significa conhecer de forma mais abrangente essa influência e abrir mais portas sobre a própria formação da cultura brasileira.

Os intercâmbios, contudo, prática hoje extremamente comum entre os estudantes brasileiros, deixam um residual muito pequeno de conhecimento do novo idioma.

O curso de Italiano realizado na Itália soma recursos de ensino com a vivência da língua na própria realidade e história do país que, a cada instante, se confunde com a própria história da humanidade, trazendo um ambiente extremamente favorável ao aprendizado firme e sustentável do idioma italiano.

Cursar uma Universidade na Itália : um ganho em tempo, qualidade e dinheiro

A Itália oferece cursos universitários em todas as áreas do conhecimento e é onde se situam as melhores universidades da Europa e do mundo. Os cursos podem ser feitos em língua inglesa ou italiana requerendo do estudante, obviamente, algum grau de proficiência em pelo menos um dos idiomas.

Em resumo, fazer faculdade na Itália representa uma economia de tempo e de dinheiro, tanto na
preparação para a admissão quanto no próprio curso universitário, além da garantia de uma formação de excelência reconhecida mundialmente.

Fazer um curso preparatório para ingresso em uma universidade italiana: um residual para a vida e não para as provas

Em geral, os estudantes brasileiros empenham anos em cursos preparatórios para o Vestibular. Trata-se de um tempo perdido pois os cursinhos pré-vestibulares dedicam-se apenas a "treinar"os alunos para as provas, treino esse que não terá nenhuma serventia para a vida acadêmica que virá em seguida.

O tipo de prova para admissão às universidades italianas requer uma preparação para que deixará obrigatoriamente um residual de conhecimento que será útil para o resto da vida, seja um segundo idioma, seja uma experiência cultural na Europa.

As universidades italianas exigem dos estudantes um investimentos substancialmente menor se
comparadas com as particulares brasileiras de mesmo nível.

Estudar medicina da Itália: em inglês ou italiano, para europeus ou não-europeus

A Itália abriga as melhores e mais tradicionais escolas de medicina do mundo.

Desta forma, os profissionais médicos formados na Itália estão entre os mais disputados da Europa, razão pela qual o país oferece cursos de medicina em italiano ou em inglês, de modo a garantir uma maior capilaridade de aplicação no mercado de trabalho para os formados que busquem as áreas clínica, cirúrgica ou pesquisa.  

De uma maneira geral,  o sistema de admissão está centralizado em um único exame cuja pontuação dos  estudantes em ordem decrescente os classificam para as diversas universidades participantes do sistema.

Algumas universidades realizam seus processos de admissão individualmente, mas com os mesmos tipos de provas.

Para os cursos de medicina oferecidos em inglês, as escolas utilizam o IMAT (International Medicine Admission Test), um tipo de prova semelhante às provas para os cursos em italiano.

Em geral, as escolas médicas dividem os ingressantes em europeus e não-europeus, tanto para os cursos oferecidos em inglês como em italiano. Uma excelente estratégia é ingressar como não-europeu e obter a cidadania italiana ao longo do curso.

Fazer um curso preparatório para ingressar em uma escola de medicina na Itália

O ingresso em uma escola médica na Itália exige um tipo de preparação bem menos insana que os cursinhos preparatórios no Brasil, além de deixar um residual de conhecimentos e habilidades no estudante que lhe será útil para o resto da vida, incluindo as provas de MBA e concursos públicos que se baseiam no mesmo formato.

Preparar e validar documentos e serviços diversos na Itália e no Brasil: tudo muito simples e barato

Embora pareça complexo, tudo é muito simples. Estudar na Europa é muito mais fácil e muito mais barato do que nos Estados Unidos, por exemplo. As garantias de qualidade são iguais ou superiores e os gastos envolvidos seguramente bem menores quando se consideram os resultados que, de fato, são obtidos.

A validação de diplomas brasileiros para uso na Itália é um processo previsto na legislação e o trabalho na Itália é garantido a todo brasileiro que tenha sua cidadania reconhecida (conforme acima).

Uma assessoria de alto nível, que prime pela seriedade e competência fará sua entrada na Itália pelas portas da frente, garantindo a obtenção de documentos diversos na Itália, tais como carteira de identidade, passaporte, vistos e residência